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quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O primeiro seguidor, esse heroi

Texto muito bem elaborado e reflexivo para ser estudando antes de tentar fazer qualquer ação de marketing digital e tentar viralizar alguma coisa.

"Transformar o seu assunto em buzz na internet. Eis um dos principais desafios de profissionais de marketing digital e comunicação em todos os cantos do planeta. O processo é tão delicado que qualquer coisa que pareça “forçar” o buzz vai fazer o tiro sair pela culatra e a marca ou ação mercadológica poderá até ser rechaçada pelos internautas.
O fato é que a missão exige, obviamente, um líder. O sujeito que vai colocar o guizo no pescoço do gato. O corajoso, o maluco, o solitário, o pioneiro. Em um movimento social, claro que esse cara tem uma grande importância, pois ele é o criador. Porém, ele recebe um desmesurado crédito pelo sucesso de sua iniciativa. O cara que realmente faz a diferença, faz a ideia ganhar corpo, não é o líder. É o primeiro seguidor.

Ninguém dá crédito a ele, mas é verdadeiramente o primeiro seguidor que transforma o maluco solitário em líder. Ao reconhecer e abraçar a ideia do líder, esse primeiro seguidor diz aos outros: “sim, vale a pena, venham!”. E os que tinham medo do ridículo, do “o que vão pensar de mim”, ou que duvidavam da ideia ou estavam com preguiça, ao verem o primeiro seguidor também abrem mão de suas inseguranças e dúvidas e partem para a ação, também encampam a ideia.

E assim surge um movimento. Porque você não está mais olhando para o líder, está olhando para os seguidores. Se pessoas que você admira ou com as quais se identifica estão lá na turma de seguidores, você também vai querer ser um deles.

Ser um líder e cativar o primeiro seguidor é tarefa árdua. Porque isso significa fazer com que uma ideia (ou comportamento) passe da esfera do imaginário para o real, o concreto, o palpável. Quando a sua empresa for lançar uma ideia, olhe em volta. Quem são seus possíveis seguidores? Como chamar a atenção deles? Como encantá-los? O que eles querem ouvir? Com quem falam e interagem? Que direção tomam? Que preferências de consumo e comportamento têm? Que ambientes frequentam?

Um erro muito comum das empresas, ao lançar qualquer produto, é ficar tão encantadas com o produto em si, com seu potencial de venda porque ele é ótimo e todo mundo vai adorar, que esquecem de ver onde estão realmente os seus potenciais clientes/consumidores e se o produto vai ao encontro do que eles gostam.

As empresas ficam tão focadas em ser o líder que esquecem que, nesse jogo, a peça mais importante é quem vai ser seu primeiro seguidor. É esse sujeito que vai dizer que o seu produto é bom e iniciar o sonho de consumo de toda empresa, que é gerar uma propaganda boca a boca espontânea."

Fonte:  Mariela Castro

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