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sábado, 20 de novembro de 2010

Antes era os 4PS, agora são os 9CS

Mídias Sociais como muitos de vocês já sabem são  blogs, micro blogs, wikis, fóruns, podcasts, redes sociais, ferramentas usadas para a troca idéias, informações e a disseminação da informação de maneira rápida e prática. Mas cada vez mais está se tornando uma forma das empresas se relacionarem com seus clientes, interagir com eles, entrar nas discussões deles e compartilharem opiniões juntos, assim obterá mais informações a respeito do seu target (público-alvo)

Hoje trarei para vocês um post que fala sobre os 9C's das mídias sociais, qual é sua base, quais são seus fundamentos etc.

1. Cliente


As pessoas usam tais ferramentas para compartilhar suas experiências, falar a respeito de determinados acontecimentos e até mesmo de marcas e produtos. Por tanto, as empresas inserindo-se nesses meios estarão mais próximo de seus clientes, saberão sobre o que falam, poderão compartilhar idéias junto com eles, melhorar seus produtos ou serviços adequando-os as necessidades de seus clientes, desta forma estarão gerando um relacionamento, onde ambas as partes serão beneficiadas.

2. Conteúdo


Não é só criar uma rede social e deixar ela lá achando que isto é suficiente para relacionar-se com seus clientes, ela por si só não funciona. Tens que sempre gerar conteúdo relevante para teus clientes, procure falar de temas que interessem a eles, seja instrumento de pesquisa deles, coisas que sejam pertinentes ao dia-a-dia deles, mostre que entendes das necessidades deles, que compartilhas de suas visões e valores, mas também podes compartilhar conteúdo de terceiros, mostrar que estais sempre atento as novidades e estais sempre  interagindo com outros profissionais/empresas para obtenção do melhor para seu consumidor.

3. Conversa


As mídias sociais não são exclusivamente para postagens, também é um canal de interação, procure sempre conversar com seus clientes, faça com que eles opinem em seus assuntos, as mídias sociais é uma via de mão dupla, procure fazer as pessoas comprarem a sua idéia, e a conversa com eles é uma das melhores formas de se fazer isso.

4. Canal


Não vá se adentrando em tudo que é rede social ou canal de mídias sociais só por achar que nele tem muitos usuários ou porque empresa A ou B usa ela também. As redes estão cada vez mais segmentada, é possível mensurar quais redes são mais pertinentes para seu foco, aonde seu público concentra-se. Para isso existe várias maneiras e ferramentas de obter tais informações.

 5. Contexto



     Se o seu conteúdo ou sua conversa não estão no contexto correto da ferramenta de mídia social escolhida e da audiência que você está tentando alcançar, então você está destinado a desperdiçar o seu tempo tentando atingir um objetivo.
 Estas duas palavras destacadas são a chave para você ter o contexto correto:


Objetivo: Novos leitores, novos assinantes do RSS, novos fãs no Facebook, candidatos para uma vaga, participantes para um evento, etc. Se você não sabe quais são os seus objetivos, como você poderá publicar conteúdo que está dentro do contexto?


Audiência: Por que você decidiu fazer uso do Twitter? Por que criou um canal no Youtube? A sua audiência está nestes canais? Você sabe quem é a sua audiência? Você precisa conhecer a sua audiência para poder escolher a melhor ferramenta para se comunicar com ela. Você pode produzir o melhor conteúdo do mundo, mas se a sua audiência desejar ver outra coisa, você está perdendo tempo.

6. Comunidade


Quando você consegue engajar as pessoas em um determinado lugar e elas começam a debater sobre seus seu conteúdo e criar coisas relacionadas, você possui uma comunidade onde as pessoas tem um objetivo em comum. Esse conteúdo da comunidade flui naturalmente, pois o seu conteúdo já é compreendido por os usuários.

7. Colaboração


As pessoas querem ajudar, querem ouvir, mas também serem ouvidas, querem lhe dizer o que está certo ou errado em seu produto, querem compartilhar idéias para que assim possas melhorar teu produto ou serviço. Use as redes para tal coisa, criei um Blog, Twitter e outros meios que existe para que você os ouça, são vários os possíveis canais para tal relacionamento.

8. Coletividade



     Coletividade, em mídia social, é fazer uso de inteligência coletiva, ou seja, fazer uso da interatividade, das comunidades virtuais, dos fóruns, blogs e wikis para reunir conhecimento das pessoas.
Já ouviu falar de crowdsourcing?
Vamos supor que você queira um novo design para o site da sua empresa. Você pode contratar uma empresa de design ou pode lançar um desafio em uma comunidade na internet (como a Guerra criativa), onde várias empresas irão competir entre si apresentando projetos para o seu site. O que é melhor? Ter a idéia de uma empresa ou de várias?   


9. Conversão


Todo o esforço em mídia social deve ser convertido para algo. Se você estiver engajando pessoas e não converter isto em algo,você está perdendo tempo e desperdiçando recursos. Todo passo que você dá nas mídias sociais deve ter um objetivo. Toda campanha de marketing digital deve ter um fim.


A partir dessas pequenas informações postadas hoje espero que vocês possam compreender melhor a real função das mídias sociais e possam usa-las adequadamente obtendo um bom resultado diante de sua empresa. Mas para tal coisa é sempre aconselhável procurar uma empresa ou profissional especializado na área de Marketing Digital, pois ele saberá usar essas ferramentas e outras mais, saberá planejar bem um Plano de Marketing Digital de acordo com a real necessidade de sua empresa. Até uma próxima postagem e um ótimo Final de Semana a Todos.

Fonte: E-social

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