Bom! Nesse post procuro falar sobre (SMO - Social Media Optimization). Alguns já a conhecem outros não, irei falar sobre um pouco do que ela é, e para que serve.
Rohit Barghava é o responsável pela criação desse termo, em uma postagem no seu blog alguns anos a traz, explica qual era a origem do conceito e 5 regras básicas de uso SMO dentro do Marketing Digital. Seu significado é um termo que se refere a um grupo de ações voltadas a comunicação social dentro de seus meios, seu maior objetivo é atrair o máximo visitantes para seu site ou blog, mas também posicionar perfis nas inúmeras ferramentas de busca da internet.
Rohit diz que o SMO, é simplesmente para implementar mudanças para otimizar um site, de tal maneira que este seja mais atrativo e que gere links de entrada, para ter mais visibilidade nas redes sociais e atrair as referências desde blogs, podcasts, etc.
As 5 regras que, em 2006, foram definidas por Rohit, ainda são válidas e podem ser resumidas da seguinte forma:
- Aumento dos conteúdos ‘linkados’ em seu site posts, documentos, vídeos, etc. Aqueles contendo as informações relevantes ao seu nicho.
- Permitir que os usuários ‘compartilhem’ facilmente o nosso conteúdo nas redes sociais: Adicione botões de social bookmarking para compartilhar no Orkut, Facebook, Twitter, etc.
- Corresponder aos Links recebidos: verificar de vez em quando quem nos linkou e linkar de volta a partir do nosso conteúdo, é uma boa prática segundo Rohit para favorecer o crescimento de links de entrada.
- Ajude o seu conteúdo para “viajar” na internet: mais uma vez, se você tiver conteúdo de qualidade compartilhe-o através de seu perfil do Twitter, página do Facebook, canal do YouTube, et
- Incentivar a co-criação de conteúdo: permite a utilização do seu conteúdo através de canais como o YouTube e feeds RSS para que outros possam usá-lo e gerarem links para seu site.
O uso da SMO - ( Social Media Optimization) tem que se ter um certo cuidado, pois ela é uma ferramenta de marketing digital muito poderosa, ela faz com que seus clientes pensem e trabalhem diretamente com a imagem de sua empresa. Ela proporciona a você, o poder de assumir um papel fundamental na gestão de sua marca, fazendo assim, com que haja uma interatividade entre seus clientes atuais e prospectos, de forma que eles analizem seus produtos, comentários e conteúdos abordados por sua empresa.
Seu entendimento para apresentar e manter seu conteúdo dentro dessa comunidade é fundamental para o desenvolvimento de uma excelente estratégia de SMO. Por tanto, mais uma vez venho aqui lhe dizer, procure sempre pessoas qualificadas, que possam lhe instruir bem, que possam avaliar e planejar bem uma ação para sua empresa. Aqui em Caruaru já é comum o uso por alguns profissionais de uma ferramenta semelhante a essa, o SEO ferramenta para otimizar seu site através de palavras chaves pelos canais de buscas sendo geradas a partir do seu próprio site, mas isso é assunto para um próximo post.
Até mais!
Até mais!
Informações complementares de Marketing Digital 2.0
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