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sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Você sabe o que falam a seu respeito?

Qual é o papel das redes sociais para as empresas neste novo mundo caótico?

Philip Kotler: Redes sociais como Facebook, MySpace, Twitter e outras desafiam nossas práticas de Marketing tradicionais. Primeiro, porque as pessoas passam mais tempo conversando com amigos e família em seus computadores e telefones e, consequentemente, menos tempo vendo TV, cujos comerciais costumavam ser a maior fonte de influência publicitária. Hoje a porcentagem de mensagens sobre marcas vindas de fontes comerciais em contraposição a fontes sociais está diminuindo rapidamente. Então, cabe aos profissionais de Marketing fazer duas coisas. Uma é monitorar as conversas para descobrir se sua marca é tema de discussão e, se for, quão favorável ou desfavorável é a conversa. Está cada vez mais difícil para uma empresa hoje oferecer má qualidade e pouco valor sem que o boca a boca espalhe palavras venenosas sobre sua marca.

As companhias estão cada vez mais em um aquário e não têm escolha além de produzir boa qualidade em troca de dinheiro. Segundo, as empresas precisam descobrir melhores maneiras de identificar potenciais clientes com a mídia social. Seria maravilhoso se uma empresa como a Wilson pudesse comprar uma lista de todos os membros do Facebook que tivessem o tênis como hobby. Infelizmente o Facebook não vai vender esse tipo de informação, porque isso afastaria seus membros. O mínimo que a empresa pode fazer é inserir e circular informações sobre si mesma em mídias sociais como blogs, podcasts e outras. O Twitter, que está mostrando rápido crescimento, é particularmente promissor por poder carregar mensagens curtas sobre uma marca para um número enorme de pessoas em seus computadores ou celulares.


Esse trecho que apresento a vocês, traz a visão de Philip Kotler, um dos maiores especialistas quando se fala em MARKETING, talvez seja até o maior, pois não é por acaso que é chamado o PAI do MARKETING.
Era fato que antigamente as empresas para se comunicaram com seus clientes bastava montar uma tabela de mídia e comprar espaços nos meios de massa e pronto. Ali você transmitia sua mensagem e ele absorvia sem ter o direito de resposta.

Mas hoje esses meios de  comunicação não estão apenas em meios de massa, ela dissipa em vários outros meios, hoje os consumidores não apenas recebem informações sobre determinada MARCA, eles  criam suas próprias informações, eles exigem ler e ver apenas conteúdos que são de seu interesse. Por tanto é fundamental que às empresas estejam atentas a isso, e que se introduzam nesses meios de diálogos, meios que há interação e troca de informações constantes entre consumidores. Por tanto, estar presente em REDES SOCIAIS, BLOGS,  PODCASTS, e mensurar o que as pessoas acham, o que as pessoas compreendem a respeito de você é essencial e até procurar controlar coisas a respeito da imagem da MARCA.

Se você você não estiver atento a isso, a proporção do problema que poderás enfrentar será imensa, hoje é inevitável não estar presente a esses meios, pois são meios que você não tem "autonomia" sobre eles, estes meios tem vida e opinião própria, mas cabe a você mensurar sempre isso e procurar evitar o máximo possível maus comentários sobre a sua marca, mas não só evitar, mas sim, fazer com que as pessoas interajam com ela, falem bem dela, dêem sua opinião sobre ela e ajudem ela ser uma grande marca e estar sempre presente em suas mentes.

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