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quarta-feira, 17 de novembro de 2010

4ps - Mix de Marketing - Digital

Hoje quero  trazer o MIX de MARTEKING para a web 2.0, trabalhar ele dentro do E-COMMERCE. Sabemos que esse mix é baseado em cima de 4 pontos principais, os 4Ps ( preço, praça, produto e promoção). De acordo com meus conhecimentos em marketing Ofline irei demonstrar esse ferramenta dentro do marketing OnLine.

1. Preço

Se você possui ou quer implementar um E-commerce tem que ser bem planejado. Veja quem é seu público-alvo, procure saber quanto é o ticket médio dele dentro do comércio digital, pois assim, poderás fazer uma base e calcular os valores que teus clientes ou prospecto estão disposto a pagar por tal produto ou serviço. Se não tiveres tais informações será inútil após todo um planejamento, pois poderás fazer inúmeras estratégias de vendas, mas não conseguirás vender, já que o preço de teu produto/serviço é inacessível a seus clientes.

2. Praça


Estabelecimento, seu local ou ponto de venda. Como em qualquer loja convencional deve ser bem trabalhada sua estrutura, sua acessibilidade, como os produtos são bem expostos para que seus clientes possam os ver, é fundamental isso também dentro do E-commerce, deve-se trabalhar um Layout bem leve, com fácil visualização dos produtos, que eles sejam bem detalhados, todas informações disponíveis a seu respeito, que seja de fácil navegação ao usuário, que ele possa ir de uma página a outra sem problemas, onde possa identificar rapidamente qual produto ele procura e principalmente na hora de fechar a compra, muitas lojas virtuais tem perdido vendas devido a esse fator que deixa a desejar, justamente no momento de concretizar a venda a perdem com poucas informações disponibilizadas ou mal informadas

3. Produto


Um dos fatores se não o mais importante deles quando se pensa em trabalhar uma loja virtual (e-commerce) é o produto, se não escolheres bem que tipo de produto/serviço irás vender será inútil, mas não basta apenas escolher os produtos adequados ao seu público, tens também que escolher os melhores produtos, os que tem um preço mais em conta, que você possa proporcionar um bom desconto a seu cliente e mesmo assim possas ter tua margem de lucro. Podes até vender um produto de qualidade duvidosa, mas tenha certeza que essa é a unica vez que teu cliente te procura, e ainda por cima ele irá falar muito mal sobre tua empresa e teus produtos. E isso sabemos que nenhuma empresa não quer  isso. Estou certo? Todos sabemos a qual proporção pode chegar a insatisfação de um cliente dentro da web e quão pode prejudicar uma MARCA.

4. Promoção


Não pense que promoção é apenas dar brindes, descontos ou preços mais baixos não. Promoção é promover, vender tal produto, divulgar ele as seus clientes. Se tens uma loja tradicional e migraste para a web, procuras fazer uma promoção integrada entre ambas, faz de tal forma que possa de uma levar o cliente a outra, assim poderás trabalhar ele por mais tempo, poderás oferecer mais produtos.  Faço uso dos meios de comunicação em massa, mas principalmente use o social media e o marketing digital. Através das redes sociais relacione-se com seus clientes, procures saber o que eles acham de seus produtos, lhe ofereça descontos únicos por alí, faça com que ele venha até sua loja e visite-a. Mas não esqueça de trabalhar um logística eficiente, de que adianta fazer tudo perfeito na hora de vender, mas de entregar o produto pecar.  Mas fator fundamental é estar sempre mensurando como seu cliente está reagindo a tal coisa, pois assim, estarás sempre atento a qualquer providencias que venhas a ter que tomar.

Procuro aqui da apenas uma introdução ao que pode ser feito para trabalhar sua loja virtual, mas há muito mais coisas a se fazer. Um dica que lhe dou, procure um profissional capacitado, assim ele irá lhe instruir de que maneira agir para que se obtenha o melhor resultado possível. Esteja sempre atento as inovações do mercado, a web se atualiza constantemente, talvez as informações de hoje já não são tão relevantes assim amanhã.

" A melhor maneira de encontrar seu cliente, é ser encontrado por ele"  Conrado Adolpho

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