Páginas

sábado, 13 de novembro de 2010

CIM - Comunicação Integrada de Marketing - Digital

É fato que todos sabemos o que é a CIM - Comunicação Integrada de Marketing. Partindo desse pressuposto irei apresentar suas principais características voltadas ao Marketing Digital. Meu intuito é mostrar aos pequenos e médios empresários de Caruaru como é fácil trabalhar com tal ferramenta, obtendo bons resultados, à um custo baixo em investimento.

1. Afetar o comportamento 

Os consumidores de ontem não são os mesmos de hoje e jamais serão semelhantes aos de amanhã, cada um com uma percepção e uma opinião totalmente diferente. "Em relação à idade, a geração Y é formada por jovens de 20 a 30 anos e a Z por crianças e adolescentes de até 17 anos, enquanto a X é composta por adultos de 30 a 45 anos. Em sua maioria, a X nasceu após acontecimentos como a chegada do homem à lua e viu surgir o videocassete e o computador pessoal, mas passou por um momento de instabilidade financeira, o que não aconteceu com os jovens da Y, muito mais inseridos no mercado de consumo." FONTE: MUNDO DO MARKETING.
Por tanto saber como lhe dar e afetar o comportamento de tais pessoas, essas pessoas que  são tidos como consumidores menos previsíveis é um processo de muito estudo de seu cliente, fazer um planejamento bem estruturado, saber o que falam e aonde falam, é trabalhar o mesmo dialeto deles.

2. Começar com o cliente ou prospecto


Como foi abordado a cima o perfil de tais consumidores, é fundamental trabalhar um planejamento a partir do seu cliente, antigamente as empresas produziam um produto para as pessoas consumirem, hoje as empresas procuram saber quais são as necessidades de seus clientes, para a partir daí produzirem produtos a suprir tais necessidades. Na comunicação também não é diferente, é necessário saber o que seus clientes pensam, o que eles comentam, de que falam e se falam bem ou mal. Mas onde descobrir tais informações? Basta você olhar para as redes sociais, cada vez mais aumenta o número de usuários em redes relacionamento, em blogs, comunidades, forúns e etc. Por tanto, insira-se nesse meio, interaja com eles e procure dar a eles o que eles querem.

3. Usar toda e qualquer forma de contato


Não se prenda a usar apenas os meios convencionais de comunicação, os consumidores hoje estão em tudo que é lugar, estão atento a tudo que passa aos seus olhos, por tanto seja ousado, inove nas sua comunicação, busque outras alternativas de entrar em contato com seus clientes, faça uma comunicação integrada de meios tradicionais e meios não convencionais.
Use e abuse de ferramentas como SEO,SEM, SMO, tais ferramentas para otimizar seu site, seu E-COMMERCE, fazer com que estes estejam sempre nas principais páginas de busca, ao serem buscado palavras semelhantes ao seu conteúdo, trabalhe com links patrocinados, banner, E-MAIL MARKETING, newsltter, REDES SOCIAS, PODCAST, YOU TUBE, enfim há N formas para se comunicar nos meios digitais,  procure um profissional para elaborar um planejamento condizente com seu público-alvo.

4. Gerar sinergia


Más para trabalhar tais ferramentas, tem que se estudar, tem que ter planejamento e estratégias. Procure mostrar ao seu cliente que você o conhece bem, compartilhe as mesma idéias que ele, busque as mesmas informações que ele busca, procure gerar sinergia, crie um contato próximo com seu cliente, assim ele vai  ver sua marca com maior credibilidade e passar a ser um formador de opinião ao seu respeito, ele irá compartilhar sua marca com outras pessoas, mas quando isso acontecer não se esqueça dele, procure sempre está por perto, procure sempre estar atento mensurando tudo e quem sabe até agradando ele.

5. Construir relacionamentos

A partir dos preceitos abordados a cima, gerar sinergia com seu cliente, mantenha uma relação próxima,  criei mesmo vínculos com ele, o tenha sempre perto de você, procure fazer com que ele viva a sua marca, tenha ela sempre em mente e possa compartilhar boas recordações dela com pessoas próximas a ele, faça com que ele seja um agente disseminador e multiplicador da sua marca. Pois gerar uma boa relação, vínculos fortes, uma verdadeira amizade é fundamental, mas preste bem atenção saiba valorizar e trabalhar bem essa relação, pois a qualquer descuido, tais benefícios  passam a se tornar grandes problemas.

Não faça nada por impulso, procure fazer tudo com calma, tudo bem estruturado e planejado. Não espere que os resultados apareçam em um estalar de dedos, eles viram com o tempo e quando aparecerem irão ser grandes. Procure um profissional bem capacitado que possa trabalhar bem tais coisas, e assim procurar mensurar sempre o que acontece em torno de sua marca, pois se tem uma coisa que não se pode fazer é dominar a internet, ela tem vida própria e quando nasce um determinado comentário maldoso a respeito de algo, é muito difícil de sana-lo, por tanto, sempre esteja atento avaliando tudo e pronto para agir a qualquer momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário